votacao-PNE

Sancionado sem vetos o Plano Nacional de Educação

A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos, na quarta-feira, o Plano Nacional de Educação. Proposto pelo Executivo ao Congresso em 2010, o PNE, como é conhecido, estabelece 20 metas e estratégias para o setor nos próximos dez anos, entre elas, um investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor.

O plano foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 3 de junho e o prazo para a sanção se encerrou nesta quarta. Além do investimento de 10% do PIB, o plano prevê a erradicação do analfabetismo e universalização da educação infantil (crianças de 4 e 5 anos), do ensino fundamental (6 a 14 anos) e do ensino médio (15 a 17 anos).

“Os avanços devem ser reconhecidos. O Plano Nacional de Educação que entrará em vigor vai colocar o Brasil entre os cinco países do mundo que investirão 10% do PIB em Educação (hoje nosso investimento é de 6,4%). Mais R$ 200 bilhões serão destinados à Educação nos próximos 10 anos. Serão R$ 20 bilhões a mais por ano.  Votei favoravelmente à matéria com esperança de melhores dias. Cabe a todos nós acompanhar de perto o processo e exigir o cumprimento das metas”,afirmou Edinho Araújo.

FONTES: G1 e Ass.Comeducacao

Tags: No tags

Comments are closed.