Edinho Araújo participa de inauguração de ambulatório e novas salas no HB e defende reajuste imediato de 100 porcento na tabela SUS_01

Edinho Araújo participa de inauguração de ambulatório e novas salas no HB e defende reajuste imediato de 100% na tabela SUS

O deputado Edinho Araújo acompanhou na manhã desta sexta-feira (12) a solenidade de entrega das novas instalações do Ambulatório de Especialidades, de novo Centro Cirúrgico e uma nova UTI no Hospital de Base de Rio Preto. Participaram do ato diretores e ex-diretores da Funfarme, Hospital de Base e Famerp – Faculdade de Medicina de Rio Preto, funcionários e convidados.

“Estas obras, como todas que fazemos, têm por objetivo a humanização do atendimento e dos serviços da instituição, ou seja, oferecer à população serviços de qualidade, com conforto e segurança”, afirmou o Dr. Horácio José Ramalho, Diretor Executivo da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina.

Em seu discurso, o Edinho Araújo manifestou solidariedade à família do médico Helder Chaves, falecido este ano, e que empresta seu nome à nova ala do ambulatório de especialidades. “O dr Helder escreve seu nome na história desta instituição”, disse.

Edinho ressaltou o clima de união e a “ótima gestão dos recursos públicos” no HB, Famerp e Funfarme, e lembrou que, ainda como deputado estadual, lutou pela estadualização da Famerp, conquistada em 1994, no governo Fleury Filho. “O hospital de Base é uma verdadeira cidade, com mais de quatro mil pessoas, entre funcionários, diretores e colaboradores. É referência nacional e um orgulho para Rio Preto”, acrescentou.

O deputado alertou para a necessidade imediata de reajuste de 100% na tabela SUS, para aliviar os hospitais que prestam atendimento gratuito à população. “Estamos brigando em Brasília. O reajuste não será a solução definitiva, mas aliviará a situação de muitos hospitais que estão em dificuldades”, disse o deputado, que integra em Brasília a Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas.

Edinho Araújo participa de inauguração de ambulatório e novas salas no HB e defende reajuste imediato de 100 porcento na tabela SUS_02

Créditos: FABRICIO SPATTI

AS NOVAS ALAS

Ambulatório

No Ambulatório de Especialidades, serão inauguradas as áreas da cirurgia e pediatria, com novas salas de espera e consultórios, totalizando 710 metros quadrados. Além disso, médicos e demais profissionais da Saúde do ambulatório ganharão um mini-auditório, com 20 lugares, para a discussão de casos clínicos e aprimoramento profissional.

As novas áreas oferecem mais espaço e conforto aos pacientes, com móveis e cadeiras seguindo conceitos ergonômicos, num ambiente mais arejado, claro, agradável, inclusive com paredes decoradas. Por mês, o Ambulatório de Especialidades do Hospital de Base realizam cerca de 30.000 atendimentos.

 

Centro Cirúrgico

 

No Centro Cirúrgico do Hospital de Base, serão inauguradas duas novas modernas salas com dimensões para se realizar grandes cirurgias. Uma possui 45 metros quadrados e a outra, 31 metros quadrados. As salas são dotadas dos mais modernos equipamentos existentes, como mesas de cirurgia elétricas, focoleds, bisturis operados por microprocessadores e aparelhos de anestesia de última geração. Para se ter ideia da dimensão destas duas salas, a Anvisa considera que uma sala de grandes cirurgias deva ter, no mínimo, 30 metros quadrados.

Também será inaugurada no Centro Cirúrgico a nova sala de recuperação pós-cirúrgica, que teve seus leitos ampliados de 10 para 16.

Estes investimentos resultam num aumento da área do Centro Cirúrgico de 2.400 para 3.000 metros quadrados.

 

UTI

A nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com nove leitos, localizada no quinto andar do hospital, destina-se ao atendimento de pacientes de cirurgias de grande porte. Assim como as duas novas salas cirúrgicas, esta UTI é dotada dos mais avançados equipamentos, como monitores cardioversores, ventiladores pulmonares eletrônicos, e estrutura seguindo estritamente as normas técnicas da Anvisa.

A ampliação do centro cirúrgico e a nova UTI pós-operatória vão permitir o aumento do número de cirurgias mensais das atuais 2.200, em média, para 2.300, segundo o diretor administrativo do Hospital de Base, Dr. Jorge Fares.

Todos estes investimentos integram o Programa de Modernização dos Hospitais Universitários, do governo estadual.

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *