Edinho Araújo é indicado vice-líder do PMDB e reconduzido à Comissão de Viação e Transportes

Edinho Araújo é indicado vice-líder do PMDB e reconduzido à Comissão de Viação e Transportes

O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) foi indicado como vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados pelo novo líder do partido, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Esta semana, Edinho também foi reconduzido, pelo terceiro ano consecutivo, como membro titular da Comissão de Viação e Transportes.

O deputado explica que ao vice-líder cabe, entre suas atribuições, substituir o líder nas reuniões que definem a pauta de votação da Câmara dos Deputados, fazer o encaminhamento de votações seguindo as orientações do Partido. Tem direito, ainda, a usar a tribuna do plenário por mais tempo e representa os deputados do PMDB em decisões da Câmara. Edinho Araújo já havia sido indicado vice-líder nos dois últimos anos, quando o líder do Partido era o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), hoje presidente da Câmara dos Deputados.

Comissões

Nesta quarta-feira (6/3) Edinho Araújo foi reconduzido pelo PMDB como membro titular da Comissão de Viação e Transportes. O deputado será também suplente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Cabe às comissões permanentes discutir e votar as proposições em tramitação na Câmara. A Constituição conferiu às comissões da Câmara e do Senado a prerrogativa de substituir o Plenário na apreciação de alguns tipos de propostas, simplificando a tramitação de matérias legislativas. Dessa forma, um projeto pode ser votado apenas nas comissões, sem necessidade de ser votado pelo Plenário. Na Câmara, essa prerrogativa é chamada de poder conclusivo. Esse modelo foi copiado da Constituição da Itália, a primeira a prever o mecanismo.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *