aeroporto-1

Governo autoriza torre de controle no aeroporto de Rio Preto

O governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, atendeu pedido do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) e autorizou a implantação de torre de controle no Aeroporto Estadual “Prof. Eribelto Manoel Reino”, em São José do Rio Preto. Ainda não há previsão para a instalação dos equipamentos de segurança.
Edinho recebeu o comunicado oficial nesta terça-feira (6/12), em Brasília, após protocolar ofício na Secretaria de Aviação Civil. O atendimento à reivindicação do deputado é assinado pelo assessor especial do Ministério, Dario Rais Lopes, e pelo secretário de Navegação Aérea, Rafael José Botelho Faria.
O aeroporto Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto, no Noroeste de São Paulo, um dos mais movimentados do interior do Brasil, necessita urgentemente de uma torre de controle para dar mais segurança às operações de pousos e decolares. Para se ter uma ideia da importância desse terminal, no último ano ele recebeu 700 mil passageiros e 31 mil aeronaves.
“Esse movimento intenso é reflexo do dinamismo da nossa região, que mesmo em tempos difíceis vê crescer em cerca de 1,5 % ao ano o número de passageiros nos voos que ligam Rio Preto a vários pontos do país. Esse movimento intenso traz uma preocupação com a segurança nos pousos e decolagens”, explica o deputado Edinho Araújo.
A Secretaria de Aviação Civil explica que desenvolveu uma série de diretrizes e orientações “para modelar a navegação aérea dos aeroportos do Programa de Aviação regional. Entre estas atividades está o estabelecimento de pacotes de equipamentos e de órgão de serviço de tráfego aéreo a serem implantados de acordo com os cenários atual e futuro de cada aeroporto”.
O documento recebido por Edinho Araújo continua informando que o “aeroporto em questão está elencado no Programa de Aviação Regional como disponível para investimentos e atualmente é palco de uma expressiva movimentação de aeronaves e passageiros, inclusive com a presença de voos regulares e de instrução. Além disso, deve ressaltar que o aeroporto está localizado numa região de grande pujança econômica no estado de São Paulo, o que lhe confere altas taxas de crescimento em seus indicadores de utilização”.
O ofício conclui que a implantação favorecerá uma organização mais eficiente do fluxo do tráfego aéreo, “pois deixará de haver um serviço de informação de voo com a implantação de um serviço mais completo para efetuar o controle do tráfego aéreo”.

Tags: No tags

Comments are closed.