19871776773_9f2d1330dc_z (1)

Ministro quer recursos de concessões para portos

O ministro de Portos, Edinho Araújo, defendeu em debate no Fórum Internacional Santos Export 2015 o uso de parte dos recursos das futuras concessões de áreas portuárias para melhorias dos acessos terrestres e aquaviários aos portos. Esta seria, segundo o ministro, uma alternativa à escassez de recursos neste período de ajustes da economia.

Edinho Araújo conclamou o setor portuário a se unir em torno das concessões, que aumentarão investimentos não apenas em capacidade portuária, como também em obras de infreaestrutura de acessos, por meio de recursos arrecadados em leilões.

“Os acessos representam a garantia de eficiência e manutenção das boas condições operacionais dos nossos portos. Os gargalos atualmente existentes demandam investimentos pesados, seja em terra, na melhoria dos acessos rodoviários e ferroviários, seja por água, por meio da dragagem permanente dos canais de acesso”, afirmou o ministro.

O Fórum Internacional Santos Export é um evento anual que discute soluções para ampliação e modernização do Porto de Santos, reunindo as principais autoridades federais, estaduais e regionais, além de lideranças empresariais do setor portuário.

Durante a palestra desta terça-feira (11), o ministro fez um balanço dos investimentos privados realizados em portos brasileiros após a nova Lei dos Portos, que somam R$ 11,6 bilhões em novos terminais de uso privado, novos arrendamentos e antecipação de renovação de contratos de terminais portuários. “Esta parceria com a iniciativa privada é fundamental para a retomada do crescimento econômico e a geração de novos empregos”, afirmou.

SAÚDE DO TRABALHADOR
O ministro Edinho Araújo assinou, durante o evento, um Acordo de Cooperação Técnica entre o SEST e a Secretaria de Portos da Presidência da República, para implantar o Projeto Saúde nos Portos Nacionais.

Trata-se de uma ação conjunta entre a SEP, o Ministério da Saúde, as Autoridades Portuárias, o SEST/SENAT, entre outros parceiros, para a prevenção e a promoção da saúde, por meio de circuitos de saúde destinados aos trabalhadores portuários e aos caminhoneiros que se dirigem aos portos. Assinaram o documento, além do ministro, Nicole Carvalho Goulart, diretora Executiva Nacional do SEST e do SENAT, e os prefeitos Paulo Alexandre, de Santos, e Maria Antonieta, de Guarujá.

“Com essa parceria esperamos reduzir doenças como hepatite B, febre amarela, difteria, tétano acidental, sarampo, caxumba e rubéola por meio de vacinação”, destacou o ministro.

 

20489428876_3c06519b12_z

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Portos – SEP/PR
comunicacaosocial.sep@portosdobrasil.gov.br
twitter.com/portosoficial
Fone: +55 (61) 3411 3702/3714

Tags: No tags

Comments are closed.