SEP autoriza ampliação de Terminal no Pará

O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, assinou nesta quarta-feira (26/8) contrato que prevê a ampliação de capacidade e de área do TUP – Terminal de Uso Privado da empresa ADM, em Barcarena, no Pará. O aditivo do contrato garantirá investimentos de R$ 202 milhões nos próximos dois anos.

O Terminal Ponta da Montanha terá aumento de capacidade de movimentação de granéis sólidos (principalmente soja e milho) dos atuais 1,5 milhão de toneladas/ano para 3 milhões de toneladas/ano.

Entre os investimentos previstos no terminal Ponta da Montanha estão obras de infraestrutura de ampliação do terminal já existente, terminal flutuante para recebimento e descarga de barcaças e instalação de novo silo graneleiro com capacidade para 120 mil toneladas de grãos.

O terminal entrou em funcionamento no ano de 1996, de responsabilidade da empresa Vale, inicialmente para movimentação de granel mineral. Foi adquirido em 2012 pela empresa ADM do Brasil, que transformou para movimentação de granel sólido, com entrada em funcionamento em julho de 2014.

Durante o ato, Edinho Araújo lembrou que a região norte do País vai representar em breve uma das principais saídas para exportação de grãos. Disse ainda que “apesar do ajuste fiscal, o setor portuário brasileiro vai garantir os investimentos necessários para a retomada do crescimento do País. Esta é uma agenda positiva com a participação do setor privado”.

Além do ministro Edinho Araújo, participaram do ato de assinatura do aditivo do TUP o secretário Executivo da SEP, Guilherme Penin, André Miranda, diretor de Relações Governamentais da ADM do Brasil, e Paul Steffen, gerente de desenvolvimento regional da ADM do Brasil.

Tags: No tags

Comments are closed.